HomeArtística de AvancaHistória do Clube

https://artisticadeavanca.com/wp-content/uploads/2018/07/1956_1.jpg

DE 1956 ATÉ AOS DIAS DE HOJE

O SONHO É AGORA

A Associação Artística de Avanca é uma colectividade desportiva e cultural, localizada na Vila de Avanca, concelho de Estarreja.


Fundada a 23 de Setembro de 1956, a Associação Artística de Avanca tem-se destacado sobretudo no andebol, a principal modalidade do clube. Actualmente, existe também uma secção de ginástica.


Em 1993 o governo conferiu à Associação Artística de Avanca o estatuto de pessoa colectiva de utilidade pública.


Fundada com o nome de Associação Académica de Avanca, a colectividade teve de mudar de nome para a actual denominação, devido a problemas burocráticos e a leis vigentes na altura. Assim, e depois de feitas algumas alterações nos estatutos originais, a Associação Artística de Avanca foi legalizada e reconhecida oficialmente, através de um despacho do subsecretário de Estado da Educação Nacional, datado de 4 de Junho de 1960, publicado no Diário do Governo nº139, III Série, de 15/06/1960.


No passado, a Artística teve também secções de basquetebol, voleibol, ténis de mesa, badminton e ciclismo, entre outras.


Durante cerca de trinta anos, a Artística teve como “casa“, o seu Campo de Jogos, cedido em 1956 pela empresa “Nestlé“, aos jovens desta freguesia, localizado bem no centro da então freguesia de Avanca.


Com muito esforço, aquele espaço foi melhorado ao longo dos anos, contando com os donativos e empenho


de vários sócios e amigos da colectividade. Um piso em cimento, uns pequenos balneários e iluminação artificial eram algumas das características daquele recinto, agora abandonado.


Um dos momentos marcantes da história recente da Artística, foi a inauguração da actual “casa“, o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal Comendador Adelino Dias Costa, a 19 de Janeiro de 1995. Na cerimónia de inauguração, estiveram presentes vários dirigentes do clube, bem como representantes da Câmara Municipal de Estarreja e do Governo, nomeadamente o Secretário de Estado da Educação e Desporto.

https://artisticadeavanca.com/wp-content/uploads/2018/07/005-1.jpg
https://artisticadeavanca.com/wp-content/uploads/2018/07/1998-99-1.jpg
Após vários anos, a obra ficou, finalmente, inaugurada. Com estas novas instalações, a Artística pôde, finalmente, ter melhores condições para desenvolver e divulgar a sua principal actividade, o andebol. Desde então, a equipa principal ascendeu desde os escalões regionais, até bem perto do principal escalão do andebol nacional.


Em Junho de 2005, a Artística conquistou, pela primeira vez no seu historial, um título nacional: o Campeonato Nacional da Segunda Divisão!


Depois de terminar em 1º lugar na Zona Norte (14V, 1E, 3D), a equipa ficou apurada para a Fase Final, juntamente com outras equipas de todo o país, incluíndo dos Açores. Após uma vitória em Porto de Mós, a Artística garantiu a conquista do título. Contas feitas, somou 36 pontos, fruto de 10V, 2E e 2D.


Com esta conquista, o clube garantiu a promoção ao Campeonato Nacional da Primeira Divisão, em 2005/06,


então equivalente ao segundo escalão do andebol português…


Com os dirigentes Luis Guimarães e Vitor Alves e sob o comando técnico de Mário Lopes, sagraram-se Campeões Nacionais os seguintes atletas:


João Nunes, Alexandre Rodrigues, João Santos (Gr), António Moura (Gr), Cardão (Gr), Carlos Macedo, João José Carlos Bago, João Paulo Ferreira, João Paulo Dias, Leandro Couceiro, Agostinho Pinto, João Vilar, Luís Filipe Pereira, Diogo Costa, Pedro Pinto, Ricardo Antunes, Primo Fábio, Nuno Vital, Marco Ferreira e José Gonçalo Costa.


Também em 2005 ,foi melhorado o Pavilhão, com a aplicação de um novo piso em madeira, remodelação das bancadas e balneários.


Nas camadas jovens, a Artística conseguiu excelentes resultados, conquistando diversos títulos regionais em vários escalões, bem como várias classificações meritosas nos vários campeonatos nacionais jovens.

https://artisticadeavanca.com/wp-content/uploads/2018/07/2005.jpg
https://artisticadeavanca.com/wp-content/uploads/2018/07/M010138.jpg

O PAVILHÃO

Inaugurado em 19 de Janeiro de 1995, o Pavilhão Municipal Adelino Dias Costa, serve atualmente para toda a atividade relativa à associação. Localizado no centro da Vila, com boa acessibilidade e integrado numa zona desportiva e de lazer, o recinto possui um excelente piso flutuante e capacidade para 580 lugares sentados. Existe também um ginásio com 200 metros equipado com diversos prática de quadrados, equipamentos musculação,para a cardio-fitness, ginástica aeróbica, dança e outras.
https://artisticadeavanca.com/wp-content/uploads/2018/07/proimeira.jpg

A PRIMEIRA DIVISÃO

https://artisticadeavanca.com/wp-content/uploads/2018/07/vitorias.jpg

AS GRANDES VITÓRIAS

2013 -2018

ANOS DE GLÓRIA

Orgulho, muito orgulho pela presença na final 4 da Taça de Portugal.
Um feito histórico do nosso clube que lutou pelo titulo nacional juntamente com o Sporting, Porto e ABC
Hoje como sempre seremos Artística!

“Batemos de forma muito convincente o pé ao Sporting não chegou para vencer … Mas ganhámos muito mais que isso’ O amor de uma bancada unida supera qualquer resultado’ As lágrimas que saem de cada rosto, não são só de tristeza … São de um amor imparável que vai dar os seus frutos!

Obrigado a todos que mais perto ou mais longe estiveram conosco. .. Somos enormes, Avanca é enorme! <3″

https://artisticadeavanca.com/wp-content/uploads/2018/07/Livro_HQ_3-7.jpg

https://artisticadeavanca.com/wp-content/uploads/2018/07/logo3.png
Rua Associação Artística de Avanca, S/N

3860 AVANCA

Telefone / Fax: 234 880 801

geral@associacaoartisticadeavanca.pt